quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nossa Páscoa - Parte II- Morte e ressurreição do Pedro - Por Cristo.

Chegando ao Prontobaby, o Pedro foi direto para a UTI, chegamos lá eram cerca de seis horas da tarde. Ficou em procedimento e não conseguíamos vê-lo. Depois ele desceu (a uti era no 4º andar e estávamos no 2°) e foi para o centro cirurgico colocar um dreno em um dos pulmões. Ele havia desenvolvido aquilo que os médicos chamam de Hemtotórax, que é extravasão de sangue para a pleura, por conta do esforço em reanimação e no respirador artificial que estava nele conectado. Nesse momento, soubemos que sua pressão sanguinea chegou à 5. foi necessário tomar duas bolsas de sangue. Deus Abençoe os doadores...
Mais uma vez ele subiu para a UTI, mas sua saturação não melhorava, ou seja, seu cérebro ainda não recebia oxigenio de forma satisfatória por meio do sangue e foi constatado que havia um pneumotórax no pulmão esquerdo e mais uma vez ele foi submetido à colocação de outro dreno. Foi feito também uma tomografia e foi diagnosticada um edema cerebral, que é um inchaço no cérebro, havia a possibilidade de um intervenção cirurgica para a colocação de um dreno no cérebro também, mas seria avaliado no dia seguinte.
O Pedro tinha o "pulmão branco", que significa que não havia nenhuma parte do pulmão dele que pudesse absorver oxigênio, já que estava encharcado de água, por isso o respirador artificial, e também por conta do coma induzido.
Quando foi quase três horas da manhã, nos deixaram ficar um pouco com ele na UTI e somente um dos pais poderia estar, e eu fiquei.
O Dr. Sérgio nos trouxe o quadro dele. Disse que era grave, que ele poderia morrer, e em suas palavras " a vida dele ainda não está na nossa mão", disse que mesmo que sobrevivesse, poderiam haver sequelas cerebrais, mas deveriamos nos preocupar com uma coisa de cada vez, seria uma vitória por dia. e nossa peleja naquele momento era pela vida. Disse ainda que, como opinião pessoal, achava que ele "sairia dessa".
Isso nos encheu de esperança, claro!
O quadro do Pedro naquele dia era: Pulmão Branco, coma induzido, respiração e alimentação por aparelhos, incerteza quanto as sequelas, incerteza quanto à vida.
Nosso quadro: Desespero, dor, choro, lamento e fé.
E isso, era só o primeiro dia, era madrugada do dia 10/12/2009.

Nenhum comentário: